terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Vale a pena ver esta pesquisa

Pesquisa mostra a relação da mídia com as organizações da sociedade civil
Durante seis anos, a ANDI acompanhou a cobertura jornalística feita por 40 jornais e quatro revistas
A cobertura dada pela imprensa para as organizações da sociedade civil tem grandes acertos e também desafios a serem enfrentados. Foi o que mostrou a pesquisa “Análise de mídia – a imprensa brasileira e as organizações da sociedade civil”, organizada pela ANDI - Comunicação e Direitos, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidária e cujo foco é articular ações inovadoras na mídia. O GIFE, entidade que congrega institutos e fundações que trabalham no campo social, foi uma das organizações apoiadoras do estudo.
Durante seis anos, a ANDI acompanhou 40 jornais e quatro revistas, que publicaram 24.540 matérias no período analisado. Entre as conclusões está o fato de que há mais menções positivas do que negativas sobre o campo social na imprensa.
As notícias são sempre relacionadas aos projetos das organizações – e, em geral, a pauta parte mais das organizações do que das redações. Além disso, o financiamento das organizações é mencionado em menos de um quarto das matérias analisadas. As reportagens praticamente não citam doações feitas por pessoas físicas nem benefícios ou isenções fiscais. E poucos textos falam das dificuldades enfrentadas pelas organizações sociais no que diz respeito à sua gestão.
Andre Degenszajn, secretário-geral do GIFE, acredita que pesquisas como essa são relevantes, porque dão luz a temas ​muitas vezes ignorados. “É preciso falar sobre o financiamento das organizações no país, por exemplo”, afirma Degenszajn.
A pesquisa mostra também importância da mídia como promotora da democracia, ajudando na construção e monitoramento da agenda socioambiental brasileira.
A pesquisa completa pode ser vista aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário